olho-seco

Doença do Olho Seco: o que é, causas, sintomas, tratamento, tem cura?

Lágrimas importam, afinal a falta delas é a principal característica da Doença do Olho Seco, uma condição causada pela falta de lubrificação nos olhos. Julho recebeu a cor Turquesa em referência a essa condição e é chamado de Mês de Conscientização do Olho Seco. A condição é comum e muitas vezes ignorada por seus portadores. Sem tratamento, ela pode causar dores e desconforto. Mas quando diagnosticada e tratada de forma correta, a Síndrome do Olho Seco pode ser facilmente gerenciada, resultando em uma visão saudável, sem dores, nem sofrimento. 

Quer saber mais sobre essa condição? Então continue lendo o nosso artigo. 

O que é a Doença do Olho Seco? 

Como o próprio nome sugere, a síndrome acontece quando nosso olho não produz a quantidade mínima de lágrimas para mantê-lo lubrificado. Dessa forma, o olho resseca e fica mais suscetível a doenças e fatores ambientais. Nossas lágrimas são repletas de vitaminas, minerais, proteínas e lipídeos, e quando funcionando de maneira adequada, elas agem como uma camada protetora, impedindo que esses efeitos nocivos cheguem ao olho.  A Síndrome do Olho Seco também pode acontecer quando há a produção de lágrimas, mas essas não têm a qualidade adequada. 

Uma lágrima saudável é composta por três camadas: lipídica, aquosa e mucina, cada uma com sua determinada função. A primeira impede a evaporação, a segunda ajuda a lágrima a grudar na córnea, já a terceira é composta basicamente de água, para lubrificar o olho.  Quando piscamos, a lágrima é espalhada pela extensão do olho e faz seu efeito lubrificante. É um processo tão natural que sequer nos damos conta. Entretanto, quando ele não funciona de forma adequada, sofremos as consequências. 

O que causa olho seco? 

A causa pode estar relacionada a fatores ambientais, tais como: o uso de computadores e telas de forma contínua, o uso de ar condicionado e até mesmo as lentes de contato. Medicamentos diuréticos, anti-histamínicos, benzodiazepinas, antidepressivos, analgésicos e contraceptivos também podem desencadear a doença. A idade pode ser um dos causadores, e, em especial nas mulheres, a menopausa também é um fator de risco. Não é à toa que a maioria dos portadores da síndrome é do nsexo feminio. 

Quais são os sintomas da Síndrome do Olho Seco?

O principal sintoma é possivelmente, o mais incômodo é a coceira e/ou ardência no olho. A vermelhidão também é um sintoma esperado dentro deste quadro. Ao final de um longo dia de trabalho, a pessoa portadora da doença do olho seco também pode sentir sua visão ficando turva ou até mesmo embaçada. Fatores ambientais como fumaça, vento e poeira podem agravar os sintomas, assim como o uso de lentes de contato.  

Como tratar? 

A Doença do Olho Seco não tem cura, entretanto, é possível tratá-la de diversas formas, extinguindo os sintomas e devolvendo qualidade de vida ao paciente. O tratamento consiste na utilização de colírios artificiais que simulam as lágrimas e devem ser pingados no olho no decorrer do dia, geralmente conforme a necessidade do paciente. 

Em alguns casos também se faz necessário o uso de  antiinflamatórios e antibióticos para o controle da doença.  Já em outras situações, a oclusão de pontos lacrimais, ou seja, o bloqueio do sistema de drenagem lacrimal, pode ser usado para auxiliar no tratamento. Mas vale lembrar, nenhum artigo substitui a consulta com um oftalmologista. Ao invés de procurar tratamentos online e receitas caseiras, marque uma consulta com um médico de sua confiança e receba um tratamento seguro e eficaz, que irá minimizar os sintomas sem oferecer mais riscos a sua visão. 

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a saúde da visão? Então siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram! 

Autor

Dr. André H. Agnoletto

Oftalmologista

CRM-RS: 33745 | RQE: 30028