problemas oculares mais comuns

6 doenças oculares mais comuns que você precisa conhecer

Selecionamos algumas das doenças oculares que mais aparecem durante nossas consultas oftalmológicas pois acreditamos que estar ciente da existência delas é a melhor forma de identificar sintomas e encontrar tratamento.

Vamos conhecer cada uma delas?

1. Miopia

Sendo um dos erros refrativos mais vistos no consultório oftalmológico, a miopia é caracterizada pela dificuldade de enxergar a distância, sendo esse o sintoma mais evidente da doença.

De forma geral, o paciente começa a perceber o problema ao forçar os olhos para enxergar “de longe” e, como resultado desse esforço, sente fortes dores de cabeça, aquela sensação de cansaço nos olhos e o ímpeto de fechar as pálpebras em busca de tornar a imagem mais nítida.

A miopia não é uma doença grave a ponto de correr o risco de levar a cegueira, entretanto, se não diagnosticada e tratada de acordo, além de dificultar a qualidade de vida do paciente, também pode fazer com que o grau aumente.

2. Hipermetropia

Ao contrário da miopia, a hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto. Geralmente as causas são congênitas e o tratamento inicial é o uso de óculos ou lentes de contato.

Com o tempo, entretanto, quando o grau estabilizar e se for de desejo do paciente é possível realizar uma cirurgia para corrigir o problema e dispensar o uso de óculos ou lentes.

Nós temos um artigo todinho falando de como é a cirurgia refrativa, clique aqui e saiba mais.

3. Astigmatismo

O astigmatismo é uma doença que afeta tanto o cristalino quanto a córnea e como resultado, o paciente tem uma visão desfocada e embaçada, semelhante a quando um vidro está sujo e você não consegue ver claramente do outro lado.

É mais comum ver o astigmatismo aparecer associado a outros erros refrativos, como a hipermetropia e a miopia.

Da mesma forma que às duas doenças anteriores, o tratamento aqui também é feito através do uso de óculos ou lentes de contato e, em alguns casos, a cirurgia a laser também pode ser considerada.

4. Estrabismo

O paciente com a condição estrábica sofre com a falta de alinhamento ou paralelismo dos olhos, onde um deles pode estar mais para dentro ou para fora que o outro, ou ainda, pode ser que exista uma diferença vertical entre eles.

Também pode ser que a condição seja constante ou intermitente, ou seja, às vezes ela se manifesta e outras não.

Chamados popularmente de “vesgas”, às pessoas que apresentam essa condição podem sofrer com dores de cabeça, torcicolos e, quando não tratado, o estrabismo pode inclusive levar a perda de parte da visão.

Quando diagnosticado de forma precoce, principalmente ainda na infância, o tratamento pode ser feito com o uso de óculos. Já em situações mais graves, o problema precisa ser corrigido através de cirurgia.

Diferente das doenças citadas até agora, os dois últimos itens da nossa lista não são erros refrativos que demandam tratamento e acompanhamento contínuo, tanto o terçol quanto a conjuntivite são quadros que aparecem e, quando tratados de forma adequada, vão embora sem deixar sequelas.

Entenda um pouco mais sobre essas doenças:

aa

5. Terçolho ou hordéolo (terçol)

Outra doença comum e bem popular é o terçol, ele acontece quando uma glândula presente na pálpebra fica entupida e acaba inflamando, ou ainda, quando ela é infectada por uma bactéria, sendo que, neste caso, a condição é contagiosa.

Quando o terçol ocorre fora do olho ele é chamado de hordéolo, já quando é interno, chamados de calázio.

É normal que durante o quadro da doença o paciente sinta pequenos nódulos na região da pálpebra. Eles tendem a ficar vermelhos e doer.

Você já deve ter ouvido alguma receita caseira sobre como tratar terçol, e em sua versão mais leve ele realmente tende a desaparecer sozinho em alguns dias.

Entretanto, caso o quadro seja infeccioso, é preciso tratamento com colírios, pomadas e às vezes até drenagens.

Por isso, a abordagem mais segura é sempre consultar seu oftalmologista.

6. Conjuntivite

A doença caracterizada pela inflamação da membrana que recobre o globo ocular deixa o olho com aspecto vermelho, inchado, dolorido e  com aquela sensação de areia dentro dos olhos.

O quadro pode ser causado por vírus, bactérias e até mesmo alergias.

Conjuntivite é uma doença contagiosa e que pode deixar sequelas, por isso, assim que notar os primeiros sintomas, evite contato com outras pessoas e procure tratamento o mais rápido possível.

aa

Por mais que essas doenças oculares sejam comuns e seus tratamentos sejam relativamente simples, isso não significa que você não deve se preocupar ou procurar tratamento adequado quando perceber algum desses sintomas.

Visitar seu oftalmologista de confiança ao menos uma vez por ano também ajuda a diminuir os riscos de agravar um desses erros refrativos e aumenta suas chances de diagnóstico precoce para qualquer condição ocular.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a estética ocular? Então siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram!