É possível parar de usar óculos?

Estima-se que mais de 123 milhões de pessoas ao redor do mundo precisam usar óculos para enxergar bem pois possuem erros de refração nos olhos.

Esses dados estão no Relatório Mundial sobre a Visão, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019.

O relatório ainda pontua que “Todos, se viverem o suficiente, sofrerão pelo menos uma doença ocular durante a vida.”, podendo ser uma doença passageira, como a conjuntivite ou um erro de refração, como a miopia e o astigmatismo.

Tendo em vista esses dados, podemos perceber o quão comum os problemas de visão são e, ainda assim, o uso de óculos de grau causa um incômodo em muita gente.

Seja pela questão estética ou pela falta de praticidade, não é incomum ouvir no consultório oftalmológico, a seguinte pergunta: é possível deixar de usar óculos?

Você também quer saber a resposta? Então vem com a gente.

Quais são as opções para deixar de usar óculos?

Em geral, são duas: optar pelas lentes de contato, que geram menor impacto visual, mas exigem mais cuidados. Ou então, a cirurgia refrativa, que corrige o problema tornando os óculos desnecessários.

Lentes de Contato

Rápida e efetiva, adotar as lentes de grau é uma solução instantânea para quem quer se ver livre dos óculos.

Às lentes são uma solução possível para todos os erros de refração, ou seja, hipermetropia, miopia e astigmatismo, e também pode ser adotada em casos de presbiopia.

Às vantagens de optar pelas lentes de contato são:

• A praticidade, seja na hora de praticar um esporte ou de usar óculos de sol sem lentes especiais
  • O impacto estético, que é eliminado pela ausência de uma armação emoldurando o rosto
  • Não marcar o nariz, uma  reclamação recorrente dos pacientes
  • Bem como evitar manchas de sol no rosto causadas pelo uso constante da armação do óculos.

Já as desvantagens estão relacionadas aos cuidados com as lentes, que são maiores quando comparados com os óculos de grau.

É preciso colocar e tirar as lentes todos os dias, além de ter cuidado redobrado com a higiene das lentes, para evitar infecções e/ou lesões na córnea

De qualquer forma, se as lentes são uma solução atrativa para você, o próximo passo é marcar uma consulta com o oftalmologista da sua confiança e levar essa alternativa para ele.

Cirurgia refrativa

Já se você prefere não ter que lidar com nenhum tipo de aparato para melhorar sua capacidade de enxergar, a cirurgia refrativa pode ser a melhor opção.

O procedimento é simples, indolor e capaz de resolver 97% dos erros refrativos causados pela hipermetropia, miopia e astigmatismo.

Nesse caso, o primeiro passo também é conversar com um oftalmologista da sua segurança, ele vai avaliar seu caso e pedir uma série de exames para saber se a cirurgia é viável para o seu caso.

Com o sinal verde no pré-operatório, você é encaminhado para o procedimento cirúrgico que é rápido e indolor, a cirurgia é feita através de laser, a anestesia, via colírio e o paciente pode ir para casa no mesmo dia.

O pós-operatório também é tranquilo, mas deve ser seguido à risca para garantir uma recuperação plena.

E aí, você curtiu saber dessas duas soluções para deixar de usar óculos de grau? Independente de se a sua decisão for partir para as lentes de contato ou tentar a cirurgia refrativa, nós estamos sempre disponíveis para ajudar, informar e te acompanhar durante cada fase do processo.

Lembre-se sempre de que sua visão é um dos seus bens mais preciosos e deve ser tratado como tal.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a saúde da visão? Então siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram!