Como escolher um óculos de sol que realmente protege meus olhos?

Como escolher os óculos de sol perfeitos, segundo o oftalmologista

Muito se fala sobre como escolher os óculos de sol perfeitos para o seu estilo, seu formato de rosto, suas cores preferidas e até mesmo segundo as tendências de moda do momento. 

Com a chegada do verão, esse com certeza é um assunto que vem à tona. Porém, como você deve imaginar, um blog de oftalmologia não vai ser muito útil falando sobre estilo, já se seu interesse está em encontrar um óculos de sol que proteja seus olhos dos raios solares e seja efetivo em auxiliar na preservação da saúde ocular, com essa escolha a gente pode ajudar. 

aa

O que é proteção UV? 

O sol é o astro rei, sua luz esquenta, dá vida às plantas e ao nosso planeta, porém, a radiação proveniente dele pode ser extremamente prejudicial à pele e a visão. 

Os raios solares podem ser divididos em três tipos: UVC, UVB e UVA, sendo que esses dois últimos, os raios ultravioleta de onda longa A (UVA) e os raios onda curta de ultravioleta B (UVB). são extremamente nocivos a nossa saúde. 

É justamente para proteger seus olhos desses dois tipos de radiação que você deve escolher um óculos solar com proteção UV. 

aa

Como saber se os óculos de sol têm proteção UV?

A proteção UV pode bloquear até 100% dos raios UV-A e UV-B, o que garante uma super proteção para os seus olhos. 

Em geral, os óculos cujas lentes possuem essa proteção estão identificados com um selo do fabricante. 

Além de óculos de sol com proteção UV, outras opções são: 

– Adicionar às lentes do seu óculos de grau um tratamento que bloqueia a radiação. 

– Optar por lentes polarizadas, que protegem do dano solar sem mudar as cores do ambiente. O benefício dessas lentes é que elas eliminam o desconforto da visão ofuscada, deixando a imagem mais nítida e as cores mais próximas do real.

aa

Qual melhor cor de lente para óculos de sol?

A resposta curta é: depende, tanto do seu olho quanto do uso mais frequente dos óculos. Veja alguns exemplos: 

– Lentes marrons / âmbar: reduzem o brilho e são boas para usar no dia a dia e para quem dirige muito. Também são boas pedidas para pessoas com problema de miopia e/ou hipermetropia.

– Lentes verdes: diminuem consideravelmente a claridade e aumentam o contraste. Seu uso geralmente é indicado para pessoas mais velhas, a partir dos 60 anos e/ou com problemas de acuidade visual. 

– Lentes cinzas: reduzem o brilho sem distorcer as cores. Muito indicadas para pessoas com astigmatismo. 

aa

Preciso usar meus óculos de sol mesmo em dias nublados? 

Sim, não é só porque o sol está entre nuvens que seus efeitos deixam de existir. O ideal é usar seus óculos de sol sempre que você for sair e houver a presença de luz do sol, não importa sua intensidade ou se a incidência é direta ou indireta. 

aa

Onde comprar óculos de sol adequado?

Nas óticas ou oculistas que você já conhece e confia. Além de garantir um produto de qualidade e procedência, você também vai contar com a ajuda de um especialista para fazer a melhor escolha. 

Outra boa pedida é conversar com seu oftalmologista em sua próxima consulta de rotina, além de tirar suas dúvidas, ele pode te indicar qual o melhor modelo de óculos de sol, tipo e cor das lentes ideias para o seu estilo de vida e às características dos seus olhos.

Esperamos que esse artigo tenha lhe dado algumas dicas de como escolher um óculos de sol que, além de combinar com o seu estilo, também protejam sua visão dos perigos que a exposição aos raios solares pode causar. 

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a estética ocular? Então siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram! 

aa

Autor

Dr. André H. Agnoletto

Oftalmologista

CRM-RS: 33745 | RQE: 30028