Cuidados com os olhos no inverno

5 dicas para cuidar dos olhos no inverno

Ter um cuidado redobrado com a saúde dos olhos no inverno é fundamental, afinal, é comum que a época mais gelada do ano venha acompanhada de uma queda na imunidade e, consequentemente, aumente a nossa chance de adoecer. 

É bastante comum que, nessa época do ano, apareçam doenças como as conjuntivites, alérgica e viral, às alergias oculares e a síndrome do olho seco.  

Foi pensando nisso que elaborei algumas dicas simples e práticas que vão te ajudar a manter os olhos saudáveis durante esses meses de frio.

Vem conferir! 

1. Cuidado ao lavar as roupas

Com os olhos mais secos, nós ficamos mais sensíveis ao ambiente ao nosso redor. Por isso, trocar as toalhas e roupas de cama com frequência, bem como escolher produtos de limpeza mais neutros podem evitar que os olhos fiquem irritados com odores mais fortes. 

2. Abra as janelas 

Da mesma forma que essa é uma boa ideia para evitar a gripe e outras síndromes virais, o mesmo acontece com as doenças oculares. 

Mesmo que seja difícil deixar a janela aberta o tempo todo no inverno, procure escolher os intervalos mais quentinhos do dia para ventilar todos os ambientes, da casa e do trabalho.

3. Use um umidificador de ar

Um dos grandes sintomas do frio são os olhos secos, uma boa forma de driblar essa condição é usando umidificadores de ar, sejam aqueles portáteis com aquecimento ou os menores com  a possibilidade, ainda, de serem aliados à aromaterapia. 

4. Lave as mãos

Essa dica pode ser usada o ano e o tempo todo. São as nossas m mãos que tocam, seguram, pegam tudo. Agora imagina isso tudo indo pra dentro do seu olho quando bater aquela coceira. Não parece uma boa ideia, não é mesmo? 

Por mais que a torneira com água fria assuste, não deixe de lavar suas mãos com frequência.

5. Não esqueça dos óculos escuros

O inverno traz consigo um número maior de dias nublados, mas ao contrário do que muitos pensam, a incidência de raios solares não desaparece nesses dias. 

Por isso, nada de deixar seus óculos escuros guardados esperando o verão voltar. Use sem moderação.

E na hora de escolher o seu, preste atenção às lentes, escolha aquelas que realmente protegem seus olhos contra os raios ultravioletas (UVA e UVB). 

Bônus: Hidrate seus olhos 

Igual a nossa pele, os olhos também ressecam no inverno. Além disso, passar muito tempo com o ar-condicionado ligado, pegar vento, fumaça ou poluição, por exemplo, também contribuem para agravar esse quadro. 

Se perceber que seus olhos estão coçando, vermelhos ou lacrimejando, você pode adquirir, em uma farmácia, um colírio para hidratar os olhos.
Mas vale lembrar, se os sintomas persistirem, procure um oftalmologista de sua confiança. Nada substitui a orientação do seu médico.

E aí, gostou das nossas dicas? Já sabia que o inverno pode ser uma época difícil para os seus olhos também?

Esperamos que você siga nossas sugestões e tenha uma visão maravilhosa durante todo o inverno. 

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a saúde da visão? Então siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram! 

Autor

Dr. André H. Agnoletto

Oftalmologista

CRM-RS: 33745 | RQE: 30028