como colocar lentes de contato

Tutorial: Como colocar e retirar as lentes de contato

As lentes de contato são ótimas aliadas para a correção de erros refrativos, entretanto, alguns pacientes podem enfrentar dificuldades de se adaptar ao uso em suas primeiras tentativas, é por isso que nós estamos aqui para ajudar. Mas não se desespere, você não está sozinho, a maioria dos pacientes apresenta dificuldades para colocar e retirar as lentes de contato no início das tentativas e isso causa uma certa frustração, que às vezes ocasiona a desistência em usar as lentes.

Apesar das dificuldades, o uso de lentes de contato é muito seguro quando feito da forma correta, com orientação especializada e pode ajudar muito na melhora da visão e na qualidade de vida, assim como no uso de maquiagem ou prática de esportes. O uso de lentes de contato proporciona independência dos óculos, que para muitas pessoas pode ser um incômodo.

Como o Dr. sempre costuma dizer aos nossos pacientes: “usar lentes de contato é como andar de bicicleta, ninguém nasce sabendo, mas depois que aprende, nunca mais esquece”. Nós sabemos que criar esse hábito pode ser uma jornada difícil, mas não desista, nós estamos aqui para te ajudar em cada passo.

Passo a passo para colocar e retirar as lentes

A verdade é que cada paciente encontra uma forma de colocar às lentes que funciona melhor para si, e por aqui, nós estamos sempre disponíveis para na melhor forma de adaptação das suas lentes, começando por esse passo a passo: 

Preparação:

1. Lave bem as mãos com sabonete;

2. Seque-as  com toalha que não solte pelinhos pois eles podem ficar na interface da lente com seu olho;

3. Identifique, no estojo das lentes, qual a esquerda e qual a direita;

4. Limpe as lentes com movimentos delicados, usando a solução multiuso para desinfecção.

Colocação:

5. Com uma das mãos, segure as pálpebras esticadas e com um dedo da outra coloque a lente. Você pode desviar o olhar para cima durante o processo, se isso tornar as coisas mais fáceis;

6. Depois de colocar a lente, pisque algumas vezes para que a lente fique no lugar;

7.  Repita o mesmo processo com o outro olho.

Uma boa dica é:  comece sempre pelo mesmo olho, assim fica mais fácil tornar a colocação das lentes um hábito,deixando o processo mais natural e menos incômodo.

Se durante o uso das lentes, você sentir qualquer sensação de dor ou desconforto, retire as lentes e faça uma limpeza com a solução multiuso.

Você pode tentar colocar as lentes de contato novamente, porém, caso a dor ou o desconforto persistir, retire as lentes e procure o seu oftalmologista.

Retirada:

8. Novamente, higienize muito bem as suas mãos;

9. Abra o estojo das lentes do lado da primeira lente que você vai retirar;

10. Olhe para cima e com uma das mãos puxe a pálpebra inferior; 

11. Com a outra mão puxe suavemente a lente de contato para a parte de baixo do olho, e direção a parte interna;

12.  Limpe as lentes com movimentos delicados e guarde no estojo;

13. Repita o mesmo processo com o outro olho.

Higiene e cuidados

Usar os produtos adequados é fundamental para garantir a saúde dos olhos, n’os recomendamos às solução multiuso para desinfecção da RENU, OPTI-FREE ou BIO SOAK, além disso, alguns cuidados simples, mas eficazes, são essenciais: 

– Sempre limpe suas lentes de contato antes e depois de usar com a solução multiuso para desinfecção das lentes

– Sempre trocar a solução multiuso do estojo, no mínimo, a cada 2 dias;

– Use um colírio lubrificante apropriado, prescrito pelo seu oftalmologista, pois as lentes deixam os olhos mais secos;

– Ao ter qualquer sensação de dor ou desconforto, retire as lentes e faça uma limpeza com a solução multiuso;

– Caso o desconforto persista, suspenda o uso e procure seu oftalmologista.

 Atenção ao prazo de troca das lentes de contato

Cada tipo de lente tem um período de vida útil diferente, veja qual é o da lente que você costuma usar: 

– Lentes diárias: um dia;

– Lentes descartáveis: a cada duas semanas;

– Lentes tradicionais (reutilizáveis): em média, a cada seis meses. 

A embalagem da sua lente, sua prescrição e seu oftalmologista sempre podem te ajudar a responder essa pergunta. Entretanto, é preciso estar atento a esse prazo, usar a lente de contato por mais tempo do que o recomendado pode desencadear outras doenças oculares. 

Esperamos que essas dicas tornem sua adaptação ao uso das lentes de contato mais leves e tranquilas. Mas de qualquer forma, saiba que estamos sempre aqui para dar todo suporte que você precisar. 

Ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta para que possamos ajudar na melhor forma de adaptação das suas lentes, através do telefone: (54) 3712-0566.