conjuntivite e alergia nos olhos: o que fazer

Alergia nos olhos: principais causas, sintomas e o que fazer

Se você já teve alguma alergia nos olhos conhece bem aquela sensação incômoda de irritação, olhos vermelhos, sensação de areia dentro dos olhos, lacrimejar e outros sintomas que só uma alergia ocular são capazes de causar. 

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a alergia ocular atinge de 15 a 20% da população mundial, afetando principalmente as pálpebras e a córnea. Nota-se ainda, que a época onde elas mais acontecem é no inverno

Por isso, hoje, nós vamos descobrir quais são os tipos mais comuns de alergia nos olhos, quais são suas principais causas, sintomas e é claro, o que fazer caso você se encontre nessa situação. 

Quais são os tipos mais comuns de alergia no olho? 

Às alergias oculares podem ser causadas por condições climáticas, como o vento e a poeira, ambientais, como é o caso da primavera e dos pelos dos animais ou até mesmo infecciosos, sendo causados por vírus e bactérias. 

Essencialmente, toda alergia ocular é um tipo de conjuntivite e, para fins de tratamento, elas são divididas em 4 grandes grupos: 

Conjuntivite sazonal

É aquela forma mais leve, que é causada por algum fator do ambiente, como o pólen, o pelo de um bichinho de estimação ou até mesmo a poeira. 

Quando o elemento desaparece, a alergia também. 

Conjuntivite primaveril

Ao contrário do que possa parecer, ela não tem a ver com a primavera. Ela é a alergia que se manifesta em um período específico da vida,  5 aos 15 anos de idade e geralmente está ligada a manifestações alérgicas como rinite, dermatite e sinusite.

Conjuntivite papilar gigante

Essa é causada pelo uso crônico das lentes de contato gelatinosas, e o nome vem de sua principal característica, deixar a pessoa afetada com uma pupila gigante.

Esse tipo de alergia requer bastante cuidado, pois se não tratada, pode virar uma lesão ocular. 

Suspenda o uso das lentes e procure um oftalmologista de sua confiança para entender qual a melhor forma de tratamento.

Conjuntivite atópica

Esse é o tipo mais raro e mais agressivo das conjuntivites alérgicas oculares. Sua causa normalmente é um agravamento de um quadro de asma ou de dermatite, por exemplo. 

O tratamento, nesse caso, precisa de intervenção medicamentosa, com corticoides e anti-histamínicos tópicos, 

Como identificar alergia nos olhos?

Os sintomas mais comuns são: olhos vermelhos, inchados e lacrimejantes. Aquela sensação de coceira ou de areia dentro do olho. A sensibilidade à luz também pode aparecer. 

Em alguns casos, essas características também podem vir acompanhadas de coriza ou nariz entupido. 

O que fazer quando se tem alergia nos olhos?

Algumas soluções caseiras podem até ajudar a diminuir os sintomas e as situações de incômodo, mas nada substitui a visita a um oftalmologista de confiança. 

Por isso, caso a sua visão comece a apresentar algum desses sintomas, já sabe. Marque uma consulta e encontre o tratamento especializado que realmente vai tratar a causa do seu desconforto. 

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a saúde da visão? Então siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram! 

Autor

Dr. André H. Agnoletto

Oftalmologista

CRM-RS: 33745 | RQE: 30028