doenças que podem afetar a retina do olho

Doenças da Retina: quais são e como evitá-las

No artigo de hoje queremos que você conheça as principais doenças que afetam a retina e entenda qual a melhor forma de preveni-las e tratá-las.  A retina é a parte do olho responsável por reproduzir as imagens que enxergamos. Suas células captam os estímulos luminosos que chegam até ela e encaminha-os para o cérebro onde as imagens são formadas. Doenças nessa região do olho podem ter consequências graves, portanto, é preciso cuidado.

Conheça as principais doenças relacionadas à retina:

01. Retinopatia Diabética

Como o próprio nome sugere, essa doença ocular é causada pelo diabetes e pode provocar baixa visão, descolamento da retina e, nos casos mais graves, perda da visão,

02. Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

É uma condição geralmente relacionada à idade e causa a perda gradativa da visão. A degeneração atinge a área central da retina, que é a responsável pela visão de cores e detalhes. Existem duas formas de DMRI, a seca e a úmida, sendo que na primeira o avanço da condição é mais gradativo e na segunda, mais rápido.

03. Deslocamento de Retina

É o desprendimento da retina da superfície interna do globo ocular. Essa separação faz com que os nutrientes não cheguem mais até a retina, o que resulta em degeneração celular. Um dos sintomas mais comuns dessa doença são as chamadas “moscas voantes”, mas também pode ocorrer visão embaçada e flashes luminosos.  O deslocamento de retina é o que chamamos de uma urgência oftalmológica, pois deve ser tratada o quanto antes para evitar danos maiores e mais permanentes.

Quais os sintomas de problema na retina?

Qualquer um desses sintomas, ou mesmo, a combinação de dois ou mais deles, são sinais de alerta.

– Ver distorção em linhas retas;

– Visão embaçada;
– Mudança na forma como vê às cores;

– Perda progressiva da visão central;

– Diminuição da sensibilidade ao contraste de luz.

O que prejudica a retina dos olhos?

Idade e genética são os grandes fatores de risco aqui, mas outras características e hábitos também podem ajudar, entre eles:

• Fumar;
  • Se expor muito ao sol sem a proteção adequada;
  • Olhos e pele claros;
  • Diabetes.

Como diagnosticar uma doença na retina?

Através da retinografia. Ela nada mais é do que uma foto do fundo do olho, ou seja, da retina. E é utilizada para diagnóstico e principalmente para acompanhamento das doenças oftalmológicas que acometem a porção posterior do olho. O exame é fundamental para ajudar na explicação e esclarecimento de doenças para os pacientes.

Prevenção: Uma rotina equilibrada mantém a retina saudável

A melhor forma de prevenir as doenças da retina é ter um estilo de vida saudável, comer de forma equilibrada, praticar exercícios físicos, usar óculos escuros quando sai ao sol e fazer reposição de vitaminas sempre que necessário e ir ao seu oftalmologista regularmente.

E aí, bora marcar uma consulta?