Tomografia de coerência óptica (OCT de glaucoma)

O exame de Tomografia de Coerência Óptica (OCT de glaucoma) é um exame rápido e indolor realizado em consultórios de oftalmologia. 

Esse exame serve para avaliar o diagnóstico e acompanhamento de glaucoma. 

Consiste em uma sequência de exames para análise do nervo óptico e camada de células ganglionares da mácula.

Ele se tornou uma ferramenta importante para o diagnóstico e monitoramento de diversas doenças oculares. 

Vem entender mais sobre como ele funciona e quais os benefícios de fazê-lo.

O que é glaucoma? 

O glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico, causando perda progressiva de visão. A pressão intraocular elevada é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do glaucoma. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para prevenir a perda de visão.

Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre a doença.

Para que serve o OCT de glaucoma? 

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame que utiliza ondas de luz para produzir imagens detalhadas das estruturas oculares, incluindo o nervo óptico e a camada de fibras nervosas da retina. O OCT de glaucoma é um tipo de OCT específico para avaliar as estruturas oculares afetadas pelo glaucoma.

Como é feito o exame de OCT?

O exame de OCT é rápido, indolor e não invasivo. O paciente é posicionado em frente a um equipamento de OCT, que usa um feixe de luz para escanear o olho e produzir imagens em 3D da estrutura ocular.

O paciente é instruído a fixar o olhar em um ponto específico, enquanto a máquina escaneia o olho. O processo leva apenas alguns minutos e o resultado é imediatamente disponibilizado para o médico.

Na maioria dos casos, não é necessário dilatar as pupilas para realizar o exame de OCT. No entanto, em alguns casos, o médico pode recomendar a dilatação das pupilas para obter imagens mais nítidas.

Qual a finalidade do exame OCT?

O OCT de glaucoma tem várias finalidades, incluindo o diagnóstico, monitoramento e tratamento do glaucoma.

Diagnóstico: ele é capaz detectar alterações na camada de fibras nervosas da retina e na estrutura do nervo óptico, que são indicativos de glaucoma.

A análise macular de células ganglionares ajuda a detectar alterações antes mesmo de aparecerem no campo visual.

Monitoramento: O OCT de glaucoma também é usado para monitorar a progressão da doença e avaliar a eficácia do tratamento. 

Ele pode realizar uma comparação entre os exames anteriores para detectar de maneira mais precisa qualquer alteração na quantidade de fibras nervosas do nervo óptico.

Tratamento: as imagens obtidas pelo exame podem ajudar o médico a determinar a melhor abordagem de tratamento, incluindo a escolha de medicamentos, a dosagem e a frequência 

Onde realizar o exame

O local mais apropriado para realizar o exame é uma clínica oftalmológica especializada em glaucoma, como a Clínica de Olhos Erechim.

O que é OCT na oftalmologia?

A tomografia de coerência óptica (OCT) é uma tecnologia avançada usada na oftalmologia para produzir imagens em 3D das estruturas oculares, incluindo a retina, o nervo óptico e a cór

Ela é usada para diagnosticar e tratar uma série de doenças oculares além do glaucoma. 

Leia mais sobre OCT de Nervo Optico e OCT de Mácula. 

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a saúde dos seus olhos? Siga a Clínica de Olhos Erechim no Instagram! 

Fonte

OCT em Glaucoma – Academia Americana de Oftalmologia;
Análise Células ganglionares em Glaucoma.

Autor

Dr. André H. Agnoletto

Oftalmologista

CRM-RS: 33745 | RQE: 30028